O magnésio para esportes difere completamente daquele utilizado como componente alimentar. Enquanto na nutrição ele possui ação endógena, no esporte favorece o desempenho do atleta por meio de efeito tópico.
É comum em determinadas práticas esportivas notarmos que alguns atletas esfregam entre as mãos um certo pó branco. De fato, este pó é o magnésio de que falamos. Certamente ele é um item essencial, tanto para práticas diárias quanto competitivas.
Durante a prática de esportes, seja ela profissional ou amadora, devemos nos atentar a todo detalhe que influencia na performance. Desta forma potencializamos resultados, e o magnésio para esportes garante este diferencial à sua atividade.
O que é o magnésio para esportes e como utilizá-lo?
O magnésio é um elemento químico natural da classe dos metais alcalinos-terrosos, sendo sólido em temperatura ambiente. É o oitavo elemento mais abundante na crosta terrestre e seus compostos possuem as mais variadas aplicações.
O magnésio para esportes se apresenta na forma de carbonato de magnésio (MgCO3). É utilizado por atletas com a finalidade de eliminar o suor das mãos, favorecendo a aderência de objetos e superfícies.
O carbonato de magnésio é um produto bastante conhecido por atletas de diversas modalidades. Com efeito, ele absorve o suor das mãos melhorando a aderência aos equipamentos. Sem o fator “escorregadio” o atrito é favorecido e consequentemente também o desempenho do esportista.
Confira quais esportes têm no magnésio esportivo um importante aliado:
- Escalada
- Crossfit
- Ginástica Olímpica
- Levantamento de peso olímpico – LPO
- Modalidades de arremesso olímpico
- Street Workout
- Pole dance
- Calistenia
- Parkour
- Deep Water-Solo
- Psicobloc
Tipos de magnésio e suas melhores utilizações
O magnésio para esportes possui mais de uma forma comercial, e de acordo com a forma seu uso tem diferentes recomendações:
a) Magnésio em Bloco / Barra / Bloquinho / Pedra
Magnésio em forma de barra. Como resultado temos um produto compacto e de fácil manuseio. Seu uso se torna prático e econômico, além de evitar o desperdício do material.
Contudo, pode ser pulverizado facilmente utilizando-se em variadas práticas esportivas como escalada e crossfit, garantindo maior aderência e ação secante. Conheça aqui mais sobre o magnésio em barra.
b) Magnésio em Pó
Este é o formato mais comum do magnésio para esportes, sendo assim ele é o magnésio que tem melhor custo benefício. Confere maior aderência nas mãos e absorção do suor. Com sua ação secante temos o aumento da performance na prática esportiva.
Indicado para uso em escalada, crossfit, ginástica olímpica, Levantamento de peso olímpico – LPO, parkour e outros. Conheça aqui mais sobre o magnésio em pó.
c) Magnésio Líquido
Em sua forma líquida o magnésio traz muita comodidade. Poeira e sujeira são evitáveis com o uso do magnésio líquido, o que é ideal para locais fechados como academias.
Uma das vantagens do magnésio liquido é que em sua composição possuí uma agente secante que em sua primeira aplicação não mãos ajuda a retirar as impurezas e oleosidade.
As mãos são mantidas secas de forma bem rápida e prática. Além disto, pode ser usado em conjunto com o magnésio em pó, resultando em uma excelente aderência.
Indicado para práticas como escalada, boulder, tênis, pole dance e outros. Conheça aqui mais sobre o magnésio líquido.
d) Magnésio em Bola
Em forma de bola com design anatômico evita desperdício e possui um sistema ajustável que pode ser recarregado.
Temos o carbonato de magnésio acondicionado em um tecido sensível que libera o produto nas mãos na medida adequada. Suas indicações de uso englobam todas as práticas que envolvam atrito de mãos e com equipamentos /ou superfícies. Conheça aqui mais sobre o magnésio em bola.
Veja aqui um vídeo de como você pode recarregar seu magnésio em bola.
Evite o desperdício do magnésio
Como a principal característica do magnésio é manter as mãos secas evitando assim o suor, há quem utilize em excesso. Com o intuito de exacerbar o efeito secante alguns atletas abusam da aplicação do magnésio para esportes.
A forma em pó é obviamente a mais propensa às ações de desperdício. Mas, usar o magnésio em excesso é extremamente contra indicado, o ideal é uma camada suficiente sobre a superfície que tocará o equipamento.
Além disto, o uso em excesso pode ressecar a pele do atleta e terem sua cicatrização retardada. A recomendação é que após o fim da prática o atleta lave as mãos por completo.