Como escovar as agarras na escalada

Compartilhe

Imagina só você na cadena do seu projeto quando vai para próximo muv e se depara com uma agarra suja que te faz cair. Ou, ainda, se você é novo na escalada, deve se perguntar porque uma vez ou outra você vê alguém com uma escova presa no saco de magnésio.

Escovar agarras é uma prática simples e que pode garantir sua fluidez numa via. Toda sujeira acumulada nas agarras (suor, giz, pedaços de borracha…) diminuem a aderência e faz com que você tenha que fazer mais pressão na hora de aperta-la. Poupar essa energia pode ser o que vai te levar a mandar a via ou boulder.

E você pode até dar uma nova utilização para sua escova de dente antiga, mas saiba que existem formas mais eficientes de deixar a via limpa para a cadena. Chega mais que a gente separou 4 betas para limpar agarras na escalada.

1. O tipo de cerda faz toda diferença

Escovinha escalada
É verdade que tudo começou com a velha escova de dente. Com o tempo, começaram a ser desenvolvidas escovas específicas para escalada utilizando cerdas de pelo de cavalo, nylon, até chegar na queridinha dos especialistas: as cerdas de pelo de Javali. Estas escovas se mostraram mais duráveis e, por serem mais rígidas, são mais práticas e eficientes na hora de retirar a sujeira. Ou seja, te poupa tempo e ainda limpa melhor.

2. A movimentação para limpar

Cada escalador tem uma técnica na hora de limpar agarras. Alguns preferem realizar um “vai e vem”, enquanto outros limpam movimentando a escova em pequenos círculos. Tanto faz, se você conseguir deixar a agarra o mais natural possível apenas com uma pequena camada de magnésio para aderir, está valendo.

3. Seja gentil com o ambiente e com quem fará a via em seguida

Eliminar o excesso de magnésio auxiliará o próximo que entrar na via, além de colaborar com o ambiente. As marcas de magnésio nas pedras são consideradas impacto visual. Por isso, recomendamos que sempre limpe-as, prezando assim pelo mínimo impacto e, também, para ser cordial com o(a) próximo(a) escalador(a).

4. Se você ainda não tem uma escova, não se preocupe

Geralmente é possível encontrar escovas disponíveis em academias, é só perguntar. Lembre-se sempre de devolvê-la ao mesmo lugar. Na pedra, pode ser que tenha um amigo que possa te emprestar. Em caso de vias esportivas, se assegure de prendê-la bem para que ela não caia durante a escalada. Geralmente sacos de magnésio possuem encaixes para que você prenda sua escova.

Gostou das dicas? Aproveita e confere o lançamento da CLIMBING BRUSH, a escovinha da 4climb. Feita com cerdas de pelo de Javali, design ergonômico para que você possa escovar agarras de diferentes formatos e tamanho e ainda é 100% reciclável, feito com cabo de bambu.

E conta para a gente, qual o seu beta na hora de escovar as agarras?

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.

4climb-logo-footer

Supere seus limites, STRETCH YOUR LIMITS, esse é o foco sempre.

© 2018 Todos os direitos reservados, feito com  para você