Iniciação em Alta Montanha: uma experiência na Cordilheira Real

Compartilhe

Já se imaginou realizando sua primeira alta montanha com segurança e ainda aprendendo as técnicas necessárias para se aprofundar nesta área do montanhismo? A Boreal Turismo, parceira da 4climb, tem uma proposta para você: um curso de iniciação em montanha in loco em uma das cordilheiras mais famosas do andinismo: a Cordilheira Real. Chega mais que separamos as principais informações para que você conheça essa experiência que promete te levar a superar seus limites!

Cordilheira RealCordilheira Real

 

1. Onde será realizada a iniciação em alta montanha?

Localizada próxima à capital administrativa Boliviana, a Cordilheira Real é considerada o plano de fundo e um dos cartões postais de La Paz. Com seus 120km de comprimento e 25km de largura, a cordilheira se impõe no horizonte pela beleza das suas montanhas nevadas. O Illimani, quase 6.500m, segundo ponto mais alto da Bolívia e a maior altitude da Cordilheira Real, pode ser visto de vários pontos da cidade, evidenciando a distância mínima entre a cultura urbana e andina na capital. Além dele, é possível acessar dezenas de outras montanhas na cordilheira, incluindo o Austria (5.300m),  Tarija (5.300m) e o Huayna Potosi (6.088m), nossos destinos nessa aventura.

Montanha La Paz

 

2. Por que fazer um curso de iniciação em alta montanha?

O curso de iniciação em alta montanha, diferente de outros cursos apenas teóricos, permite que você experiencie a escalada em grandes altitudes. É ideal para quem tem interesse em realizar alta montanha mas ainda não escalou nenhuma ou quer aprender mais sobre. Neste curso, além das técnicas, como, por exemplo, os procedimentos para as diversas reações devido a altitude e para deslocamentos e escaladas em gelo, você terá a oportunidade de conhecer a Cordilheira Real vivenciando as aclimatações e os deslocamentos nos glaciais durante os acampamentos, aulas práticas e escaladas. Além disso, poderá voltar para casa com uma ascensão a uma montanha com mais de 6.000m, o Huayna Potosi.

 

3. Como será a iniciação em alta montanha?

A programação percorre 11 dias e inicia com um passeio por La Paz seguido de uma apresentação do roteiro. O segundo dia também será utilizado para conhecer a capital administrativa, conversas iniciais e testes de equipamentos. Esses primeiros momentos são importantes para a aclimatação e sinergia de informações. Nos 4 dias seguintes, ocorreram treinamentos e caminhadas in loco, seguido de um dia de descanso. Os últimos dias da viagem são destinados à aproximação e ataque ao cume do Huayna Potosi.

Iniciação andina

 

4. Como é formada a equipe desta aventura?

Prezando pelo conforto e segurança de todos os montanhistas, um membro da equipe da Boreal irá acompanhá-los durante a investida desde a saída do Brasil até o regresso. E pode ficar tranquilo que equipe que irá te levar nessa aventura está preparada para te guiar e te trazer em segurança. Os guias que os acompanharam durante o curso são credenciados pela UIAGM (Union Internationale des Associations de Guides de Montagnes) e pela Asociación de Guías de Motanã y Trekking de Bolivia, sendo experientes nos procedimentos e nos trajetos que serão realizados.

Iniciação em Alta Montanha

 

5. Preciso ter experiência e equipamentos para realizar esse curso?

Todo o trajeto é pensado para que seja acessível a pessoas que nunca praticaram alta montanha, afinal, a intenção do curso é te preparar para ter essa experiência. Porém, recomenda-se que os participantes já tenham alguma experiência em longas caminhadas, não pelo conhecimento de procedimentos em grandes altitudes, mas sim pelo preparo físico. Além disso, alguns equipamentos obrigatórios para sua ascensão, como anorak, fleece, segunda pela 4climb é claro, barraca, cordas e piquetas, estão incluídos no pacote. Para sua comodidade, também será possível realizar o aluguel de outros equipamentos, como saco de dormir.

 

6. Tenho interesse em fazer a iniciação em alta montanha, onde posso ter mais informações?

Quer saber mais sobre a iniciação em alta montanha na Cordilheira Real? Acesse aqui o site da Boreal e conheça a agenda e informações técnicas do curso, datas e valores. Lá você poderá ver também o passo a passo da viagem, o que está incluso e o que não está e até mesmo o que você deve levar. Já corre lá que já tem grupo com saída para Junho – olha o spoiler! – e as vagas são limitadas.

Cordilheira Real

Oportunidade incrível de dar mais um passo no montanhismo, não é? Aqui  na 4climb estamos todos os dias trabalhando para te dar aquela mãozinha para que você possa superar os seus limites. Queremos estar com você e te aproximar da sua próxima aventura. Tem alguma dúvida sobre escalada e montanhismo? Manda pra gente!

 

Ah, e conta aqui nos comentários: qual alta montanha você sonha escalar?

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.

4climb-logo-footer

Supere seus limites, STRETCH YOUR LIMITS, esse é o foco sempre.

© 2018 Todos os direitos reservados, feito com  para você