Escalada no Sítio do Rod: croqui e betas

Compartilhe

Escalar calcário no quintal de casa, esta é a tradução de estar no Sítio do Rod. Localizada na região do Parque do Sumidouro, em Lagoa Santa, o pico possui mais de 70 vias catalogadas em seu croqui mais recente – que nós disponibilizamos para download aqui no fim do texto que já é pra facilitar sua trip! Quer saber mais sobre o Sítio do Rod? Então chega mais que a gente te dá os betas!

 

1. Por dentro do Sítio do Rod

Com vias do 4º ao 10º grau, o Sítio do Rod se consagrou como um importante campo escola da região metropolitana de Belo Horizonte. Localizado na cidade de Lagoa Santa, o pico ainda fica próximo das grutas da Lapinha (aprox. 1km)  e do Baú (aprox. 13,5km) e da Lapa do Seu Antão (aprox. 11km), formando um dos mais importantes circuitos de Calcário do Brasil.

O Rod possui vias esportivas em calcário grampeadas e móveis. São 3 setores onde é possível encontrar de vias fáceis a clássicas como a El Passeio (7B) e Poder Paralelo (9a com variações a 10c), incluindo vias que não molham – agradecemos aos deuses do climb em dias de chuva! Dentro de uma pequena caverna no G3, onde há as vias que não molham, também há um boulder de travessia.

 

2. Melhor época do ano

É possível escalar no Sítio do Rod durante todo o ano. Como há partes da pedra direcionadas a várias direções, há áreas de sombra durante todo o dia e sol não é um problema no Rod. No G3, maior setor do pico, há uma área coberta onde chuvas mais brandas não molham as vias. Infelizmente, quando há grandes tempestades ou vários dias de chuva seguidos, muitas dessas vias também ficam comprometidas.

 

3. Infraestrutura

É um pico de escalada de fácil acesso, ideal para crianças e iniciantes, pela proximidade dos setores ao estacionamento. É possível deixar o carro dentro do Sítio e caminhar até os setores. A caminhada é uma trilha aberta, plana e de aproximadamente 200m, acessível para quem não tem o hábito de realizar longas caminhadas. Os setores são confortáveis, de bases abertas e sem muitos obstáculos, inclusive com possibilidades para você armar aquela rede para descansar entre um pega e outro.
Há acesso a banheiros e vestiários coletivos. Caso você opte por se hospedar no Lugar para dormir, hostel dentro do Rod, você poderá contar também com dormitórios e cozinha para fazer da sua estadia mais confortável.

 

4. Taxa de acesso

É cobrada uma taxa de acesso de R$10,00 por pessoa aos fins de semana e feriados e R$5,00 por pessoa durante a semana que destina-se aos custos de manutenção e administração. Caso você opte por se hospedar no Lugar para dormir, a diária também cobre o acesso aos setores de escalada.

 

5. Como chegar

Localizado a 50km do centro de Belo Horizonte, é possível chegar no sítio por carro ou ônibus, seja pela capital, seja pelo Aeroporto Internacional de Confins (que está cerca de 19km do pico). Todas as estradas de acesso são asfaltadas. Para chegar, basta ir em direção a Lagoa Santa e seguir rumo à Gruta da Lapinha, um dos maiores pontos turísticos da região localizado a 1km do pico.
Caso utilize carro, é possível encontrar a localização do Rod nos aplicativos de GPS por “Sítio do Rod” ou “Lugar para dormir”. Se você sai de Belo Horizonte de ônibus, indica-se o uso da linha 5782 até Rodoviária de Lagoa Santa, onde se deve pegar as linhas 3003 ou 3004 e descer no ponto mais próximo da Igreja Nossa Sra. do Rosário, a 100m do Sitio do Rod. Se vem do aeroporto, o trajeto é semelhante: orienta-se pegar um ônibus sentido Lagoa Santa e, de lá, seguir para a Lapinha.

 

6. Onde ficar

Como falamos no início do texto, estar no Sítio do Rod é escalar no quintal de casa. O pico possui seu próprio hostel, o estiloso Lugar para dormir, dirigido pela Paula Souza (Paulinha). Lá é possível acampar ou ficar nos containers adaptados com quartos compartilhados ou para casal. Com cozinha, banheiros com água quente e uma área verde digna daquele descanso pós climb, o Lugar para Dormir é ideal para quem quer ficar mais próximo da pedra. Outro benefício dado pelo hostel é a isenção da diária de escalada.
Além do Lugar para Dormir, há outros abrigos para escaladores que estão próximos do Sítio, como o Hostel Escalarte, também localizado na Lapinha e o abrigo Rupestre da Lapa (em fidalgo, mais próximo da gruta do Baú e da Lapa do Seu Antão).

 

7.Onde Comer

O Sítio do Rod possui fácil acesso ao comércio local de Lagoa Santa. É possível ir a um restaurante próximo, pedir marmitex e até mesmo acessar supermercados para preparar seu próprio rango. No próprio croqui, há várias dicas de lugares que atendem a região da Lapinha.

 

8. Guia de Escalada

Falando em Croqui, o guia de escalada do Rod foi atualizado em 2018 pelo escalador Marcos Rufino, que trouxe na edição, além da atualização das vias, dicas de como chegar, onde comer e telefones úteis da região. No próprio croqui, Rufino incluiu comentários de cada via, indicado, inclusive, as clássicas e as mais acessadas, vale a pena conferir.


Acesse o croqui do Sítio do Rod

 

Esperamos que sua trip seja divertida e com muitas cadenas. Já preparou seu magnésio? Se não, aproveita e corre lá na loja da 4climb e garante o seu!
E conta pra gente, qual outro pico de escalada você quer ver por aqui?

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.

4climb-logo-footer

Supere seus limites, STRETCH YOUR LIMITS, esse é o foco sempre.

© 2018 Todos os direitos reservados, feito com  para você