7 betas para cuidar das suas mãos na escalada

Compartilhe

Talvez alguém já tenha pego na sua mão – ou você tenha pego na mão de alguém – e abordado com um: mão de escalador! É fácil reconhecer um escalador pelas mão, se você é um, bem sabe: pele grossa, calos, descamações e ferimentos fazem parte da vida do praticante de escalada. E, para garantir a performance e que elas vão estar sempre prontas para a cadena, é necessário que tomemos alguns cuidados.

Nós da 4climb selecionamos algumas dicas para que você possa se prevenir e evoluir cada vez mais na sua escalada. Seguem os betas!

Cuidados com as mãos na escalada

1. Corte as unhas

Unhas grandes são polêmicas! Imagina a situação: você está no ginásio ou pedra e ouve aquele raspar de unha contra a parede. Não seja essa pessoa! Aparar as unhas é um cuidado não só com os nervos alheios, mas pode te prevenir de ferimentos e te dar aquela ajuda na hora de apertar uma agarra pequena.

Ó o beta pra cortar suas unhas para a prática da escalada: deixe um pouco de unha branca permanecer. Se você ainda estiver arranhando a parede, não cortou o suficiente. Se suas unhas picarem depois de cortá-las, você demorou demais. Também é interessante arredondar a borda até o lado do dedo para evitar que elas lasquem ou descamem. E você sabia que a maioria dos ginásios têm cortadores de unhas para emprestar? É bom andar com o seu, mas, caso tenha esquecido, já sabe!

 

2. O magnésio certo faz toda a diferença

Nem todo magnésio é igual. E utilizar um magnésio sem impurezas e de qualidade pode não só tornar sua escalada mais fluída, como também te auxiliar nos cuidados com as mãos. O beta aqui é, além de escolher um bom magnésio, você pode optar pelo magnésio líquido.  Ideal para uso em escalada indoor e outdoor, o magnésio líquido irá aderir a sua mão de forma mais suave e prática. Ah, e ainda vai te dar aquela ajuda para evitar desperdício e sujeira (as roupas pretas agradecem!).

 

3. Lave as mãos após a escalada

O magnésio certo pode fazer toda diferença, mas é importante que você retire ele após terminar o treino. O magnésio é um agente secante que irá te ajudar na aderência na pedra ou agarra durante a escalada, mas também irá ressecar sua pele. Então fica combinado: terminou o treino? Lave as mãos!

 

4. Use pomadas cicatrizantes

Pegou naquela agarra machuquenta que te abriu a pele? Apertou tanto que a mão cortou? Ou foi só um esbarrão no lugar errado que fez com que a pele rompesse? Seus problemas acabaram! Uma boa pomada cicatrizante, além de salvar seu próximo dia de climb, vai hidratar e cuidar da pele da sua mão aumentando a elasticidade. Recomendamos que você utilize pomadas naturais que irão acelerar o processo de cicatrização do seu corpo.  Além de cuidar das mãos para a prática da escalada, você irá nutrir a sua pele com um produto brasileiro e de ingredientes selecionados. Ainda é possível encontrar versões veganas com a mesma quantidade de óleos ativos e eficiência ao hidratar e cicatrizar.

 

5. Apare os calos e as peles soltas

Se você assistiu The Dawn Wall, o filme onde Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson abrem e escalam a via mais difícil do El Capitan, pode ter se impressionado com a cena onde os escaladores aparam os calos e a pele da mão. Pois saiba que essa prática auxilia na manutenção da saúde da mão e na performance na escalada.

Nosso beta é que, constantemente, você verifique a existência de peles soltas ao redor das áreas dos calos. Esse excesso deve ser retirado cuidadosamente com um alicate ou com uma lixa suave. Assim, as chances de ter rachaduras nas mãos durante a escalada são menores e você ajudará a igualar a pele, evitando rugosidades, desníveis ou excesso que podem lesionar os dedos nas pequenas arestas ou rochas excessivamente abrasivas.

 

6.  Evite expor suas mãos a detergentes

A exposição da pele por muito tempo a água, sabão e detergente amolece a pele das mãos e a deixa mais propensa ao rompimento. Por isso, recomendamos que você utilize luvas de borracha ao ter contato com esses elementos químicos, seja em limpezas ou outras atividades. Aí você já guarda pele para apertar!

 

7. Alongue e fortaleça suas mãos

Os tendões desta região do corpo são forçados durante toda a prática de escalada, por isso, vai bem que você alongue e fortaleça suas mãos. Existem vários exercícios que podem ser feitos em casa e sem uso de equipamentos, como extensão e flexão de punhos – os quais um educador físico ou fisioterapeuta podem te indicar.

Com o avanço na escalada, você poderá realizar treinos mais específicos para pulso, mão e dedos. Os fingerboards, por exemplo, são uma ótima opção para aumentar a força nos dedos, a resistência muscular e fortalecer os tendões das mãos. Mas, como todo treinamento, você deve respeitar seus limites físicos e adequar o treino ao seu estágio no esporte, ok?

 

Esperamos que com esses betas suas mãos estejam sempre prontas para escalar. Lembre sempre que cuidar das mãos na escalada é uma prática que vai além da estética, pois a saúde das mãos influencia diretamente na sua performance. E, aqui na 4climb, a gente espera que você sempre supere seus limites!

 

Tem algum outro beta para cuidar das mãos?

Conta pra gente nos comentários!

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.

4climb-logo-footer

Supere seus limites, STRETCH YOUR LIMITS, esse é o foco sempre.

© 2018 Todos os direitos reservados, feito com  para você